domingo, 22 de julho de 2012

WOODSTOCK - Janis Joplin - simplesmente isso tudo!




No dia 15 de agosto de 1969 o Woodstock abria as suas portas pela primeira vez, prometendo música, "paz e amor" durante três dias nos quais se reuniram milhares de jovens com vontade de mudar o mundo.
Considerado um dos melhores festivais de música da história, ele reuniu 500 mil espectadores em uma fazenda de Bethel, no estado de Nova York. Na época, os participantes pagaram o equivalente a US$ 6 por um dia no evento.
Inicialmente, o festival estava programado para ser realizado no povoado de Woodstock no Ulster County, mas devido aos protestos dos moradores, teve que ser transferido para um local em Sullivan County, também no estado de Nova York.
Cantores como Joe Cocker com seu inesquecível With a Little Help From My Friend, a cantora de origem hispânica Joan Baez, Janis Joplin, ícone do movimento hippie, e o guitarrista Jimmy Hendrix fizeram parte desse encontro que serviu de trilha sonora a toda uma geração e se transformou em um mito.




domingo, 8 de julho de 2012

SECOS & MOLHADOS








A formação inicial do grupo era composta por: João Ricardo (violão de doze cordas e gaita), Fred (bongô) e Antônio Carlos, ou Pitoco, como é mais conhecido. O som completamente diferente à época, fez com que o Kurtisso Negro de propriedade de Peter Thomas, Oswaldo Spiritus e Luiz Antonio Machado no bairro do Bixiga, em São Paulo, local onde o grupo se apresentava, fosse visitado por muitas pessoas, interessadas em conhecer o grupo. Entre os “curiosos” estava a cantora e compositora Luhli, com quem João Ricardo compôs alguns dos maiores sucessos do grupo ("O Vira" e "Fala").

Os Secos & Molhados se tornaram um dos maiores fenômenos da música popular brasileira, batendo todos os recordes de vendagens de discos e público.



  • João Ricardo (vocais, violão e harmônica)
  • Gérson Conrad (vocais e violão)
  • Ney Matogrosso (vocais)
  • Marcelo Frias (bateria e percussão)
  • Emilio Carrera (piano e órgão)
  • Sergio Rosadas (flauta)
  • John Flavin (guitarra)
  • Willy Verdaguer (baixo)










TROPICALISMO










O tropicalismo foi um movimento musical, que também atingiu outras esferas culturais (artes plásticas cinema, poesia), surgido no Brasil no final da década de 1960. O marco inicial foi o Festival de Música Popular realizado em 1967 pela TV Record. 
O tropicalismo inovou também em possibilitar um sincretismo entre vários estilos musicais como, por exemplo, rock, bossa nova, baiãosamba, bolero, entre outros.
As letras das músicas possuíam um tom poético, elaborando críticas sociais e abordando temas do cotidiano de uma forma inovadora e criativa.


Os principais representantes do tropicalismo foram:

- Caetano Veloso
- Gilberto Gil
- Os Mutantes
- Torquato Neto
- Tom Zé
- Jorge Bem
- Gal Gosta
- Maria Bethânia




Músicas tropicalistas que fizeram sucesso:


- Tropicália (Caetano Veloso, 1968)
- Alegria, Alegria (Caetano Veloso, 1968)
- Panis et circencis (Gilberto Gil e Caetano Veloso, 1968)
- Atrás do trio elétrico, (Caetano Veloso, 1969)
- Cadê Teresa (Jorge Ben, 1969)
- Aquele abraço (Gilberto Gil, 1969)

O tropicalismo foi muito importante no sentido em que serviu para modernizar a música brasileira, incorporando e desenvolvendo novos padrões estéticos. Neste sentido, foi um movimento cultural revolucionário, embora muito criticado no período. Influenciou as gerações musicais brasileiras nas décadas seguintes.