quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK) foi um proeminente brasileiro, político da República Checa / origem cigana , que foi Presidente do Brasil 1956-1961. Ele nasceu em Diamantina ,Minas Gerais , e morreu em 1976. Seu mandato foi marcado pela prosperidade econômica e estabilidade política relativa, sendo mais conhecido pela construção de uma nova capital,Brasília .


Treinado como um médico, Kubitschek foi eleito para a Câmara dos Deputados do Brasil a partir de seu estado natal em 1934. Com a imposição de Getúlio Vargas " ditadura em 1937, Kubitschek voltou a praticar medicina. No entanto, logo foi nomeado prefeito de Belo Horizonte em 1940. Lá, ele idealizou o projeto de um lago artificial ( Lago da Pampulha ) para o abastecimento de água para a cidade e também um complexo arquitetônico, com vários edifícios projetados pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer .
Ele foi novamente eleito para o Congresso Nacional do Brasil em 1945 e tornou-se governador do estado em 1950. Em 1955, ele concorreu à presidência com o slogan "50 anos de progresso em cinco" e ganhou.
Ele foi empossado em 31 de janeiro de 1956 como presidente do que era então conhecida como aRepública dos Estados Unidos do Brasil.

Seu governo foi marcado por um momento de estabilidade política e manutenção do regime democrático. Kubitschek usou a sua notável capacidade política para reconciliar a sociedade brasileira.
Ele evitou qualquer confronto direto com seus adversários políticos, como a UDN , principal partido da oposição do governo Kubitschek. Ele também deu anistia política para os homens que participaram do Jacareanga Aragarças e revoltas militares.

A idéia de construir uma nova capital no centro do país já estava idealizado na Constituição Brasileira de 1891, 1934 e 1946, mas foi somente em 1956 que a construção começou a tomar forma
As obras, lideradas pelos arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer , iniciou no mês de fevereiro de 1957. Mais de 200 máquinas foram colocados para trabalhar e 30.000 trabalhadores vieram de toda parte do país, especialmente o Nordeste . A construção continuou dia e noite, com o objetivo de terminar Brasília em 21 de abril de 1960, em uma homenagem à Inconfidência Mineira . O edifício foi concluído em 41 meses, antes da data estabelecida. Assim que foi inaugurada, Brasília era considerada uma obra-prima da moderna urbanismo e arquitectura
A capital Nova era integrar todas as regiões brasileiras, criar empregos e da força de trabalho absorva a partir do Nordeste brasileiro e para estimular a economia do Centro-Oeste e Norte .

Apesar de todos os problemas, a presidência de Kubitschek era visto como um momento de otimismo. O presidente era uma figura alegre e carismática que exalou confiança.
Durante os anos 50, a sociedade brasileira estava em transição de uma rural para uma sociedade urbana. Com as reformas industrial, o surgimento do país como uma força industrial não pode ser interrompido mais. Este foi também o momento em eletrodomésticos começou a entrar a vida das pessoas. A classe média agora era capaz de comprar os produtos que ajudaram em sua tarefas diárias, graças à infusão de capital estrangeiro. O "american way of life" começou a ser implantado na consciência do público com programas de rádio, revistas e os recém-chegados de televisão .
O cinema brasileiro estava no seu auge, com muitos filmes sendo produzidos a cada ano, a maioria comédias chamado de "chanchadas". O prestígio do cinema brasileiro era tal que em 1953 o filme "O Cangaceiro" recebeu vários prêmios estrangeiros. Empresas filme como "Vera Cruz" e "Atlântida" estavam em seu auge.
Audiências estação de rádio, especialmente para "Rádio Nacional", atingiu o pico. Em 1958, João Gilberto publicou seu disco " Chega de Saudade ", criando a Bossa Nova . Artistas como Tom Jobim e Vinicius de Moraes veio a ser conhecido nacional e internacionalmente.
Nos esportes, a equipa de futebol nacional tornou-se 1958 FIFA World Cup campeões em Suécia . Boxer Éder Jofre foi campeão mundial, como foi o time de basquete do Brasil em 1959, no Chile . Tenista Maria Esther Bueno venceu os dois Wimbledon e Aberto dos EUA torneios.
Todas estas realizações infundida uma sensação de vitória e confiança no futuro, o público brasileiro.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Amaral Netto




O programa estreou na TV Tupi em maio de 1968 e passou a ser apresentado pela Rede Globo a partir de dezembro do mesmo ano. Era apresentado por Amaral Netto, que posteriormente viria a se tornar político.
O objeto era mostrar ao público brasileiro os lugares, os costumes, a cultura e as tradições do Brasil. Foi inicialmente transmitido aos domingos, e depois foi para a grade de sábado, às 22h30.