quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

VILA SESAMO

VILA SÉSAMO


Vila Sésamo foi exibido na TV Cultura às 10h45 e 16h, e os seguintes na Rede Globo, pois como inicialmente a Globo não tinha estúdio para as gravações, estabeleceu-se uma co-produção entre as duas emissoras. Produzida exclusivamente pela Rede Globo a partir de 1974, a segunda fase de Vila Sésamo contava com uma equipe de cerca de 350 pessoas e com a participação de aproximadamente 800 crianças. O horário de exibição foi alterado para as 10h30 (reprise) e 14h30. Naum Alves de Souza era responsável pela direção de bonecos e Cyro Del Nero fazia a direção de arte.

Os primeiros episódios foram cuidadosamente adaptados seguindo os padrões estipulados pela CTW, mas após o capítulo 40, o Vila Sésamo foi totalmente nacionalizado, adotando uma linguagem própria. Tendo em vista a grande diferença social no país, a adaptação foi feita de forma que o programa fosse situado em uma vila, e não em uma rua como no original. Nessa época foram criados por Naum Alves de Souza as versões brasileiras dos famosos bonecos Garibaldo e Gugu. As músicas do programa original foram substituídas por outras, compostas por Marcos e Paulo Sérgio Valle.

O programa funcionava como um jardim de infância para ensinar as crianças, principalmente às carentes, hábitos de higiene, noções de matemática, língua portuguesa, meio ambiente e vida natural. Os atores eram obrigados, no entanto, a gravar diante de um censor imposto pelo governo, mas apesar de ser exibido numa época de regime militar no Brasil, conseguiu-se driblar a censura e chegar na realidade brasileira com muita tranquilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário